O problema dos títulos

O twitter, independentemente de todas as polémicas, tem coisas engraçadas.

Uma delas é que recebendo as notificações do Público e do Expresso no cliente de messenger, se verifica que os títulos das notícias do jornal Público são mais descritivos que os do Expresso. Com os títulos do Público percebe-se logo o que é a notícia e portanto só se clica no link para ler o resto se realmente o assunto nos interessa. No caso Expresso os títulos são sempre mais ambíguos a querer ser “engraçados”, a tentar cativar o leitor para uma leitura.

Exemplo (as duas últimas mensagens) :

Público: Soldados britânicos quebram silêncio sobre os 13 dias de detenção no Irão http://tinyurl.com/2cxr56

Expresso: Xeque ao líder http://tinyurl.com/ywlov7

A eficácia dum estilo ou do outro vai depender naturalmente do leitor e provavelmente do tempo disponível para “arriscar” num título que pode enganar.

Eu pessoalmente prefiro o primeiro.

Advertisements
%d bloggers like this: