O Buraco do Marquês

Finalmente abriu e hoje ao ir trabalhar passei por lá, mas não pude deixar de pensar o seguinte:

  • Como é que um buraco tão pequeno demorou tanto tempo a construir?
  • Será que aqueles indicadores de limite de velocidade também tiram fotografias?
  • Onde estavam os skaters? Não vi nenhum…
  • Quando um tipo estiver atrasado para chegar ao trabalho, a descida com inclinação de 9% vai ser responsável por quantos acidentes?
  • O entrada no buraco para quem acaba de sair da rotunda faz-se logo a seguir a um semáforo e … logo a seguir à rotunda. Atendendo que vai haver condutores de 5 faixas a querer entrar no buraco, aquilo vai dar muita confusão em tão pouco espaço.
  • Luzes! O código diz que em túneis se tem que acender os médios, mas como a iluminação é boa quantos os vão utilizar?
  • No café hoje de manhã disseram-me que o buraco amanhã vai ser fechado por causa da vistoria dos bombeiros. Se até lá houver um acidente quem é que assume a responsabilidade? Ou qual é a seguradora que vai aceitar pagar uma indemnização sobre algo que não estava ainda validado em termos de segurança?

7 Respostas

  1. O comandante dos bombeiros de lisboa responsabilizou-se pessoalmente ontem pela segurança do tunel. O tunel vai estar encerrado nao so amanha, como nos proximos fins de semana, nao para vistorias mas por ocorrerem abusos (street racers) particularmente durante o fim de semana.

  2. 1. Por causa de um senhor chamado Sá Fernandes
    2. Não
    3. Já tiveram mais que tempo, para experimentar, e pelo que se sabe sem nenhum problema de segurança, ;)
    4. Tb colocas esta pergunta, quando desces a descida de Monsanto em direcção ao viaduto Duarte Pacheco, onde tens uma entrada da esquerda para quem vem da Praça de Espanha, por exemplo, muito mais perigosa
    5. David, a grande maioria das pessoas que subiam a Joaquim António de Aguiar, eram provenientes da Av, Fontes Pereira de Melo, que a partir de agora, não terão de entrar na Rotunda
    6. Então e nos outros túneis de Lisboa, isso tb não acontece?
    7. Se ontem, a seguir a ouvir o representante da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) tivesses ouvido o Comandante do RSB de Lisboa (http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1292103), saberias que isso não é verdade, e neste momento estão reunidas as condições de segurança para o Túnel estar aberto. O motivo do encerramento nas madrugadas de 6.ª e talvez de Sábado e Domingo, serão para fazer pequenos ajustes na segurança, nomeadamente sinalética, caso seja necessário, o que é uma coisa perfeitamente normal, neste tipo de projectos.

    Mas qual a tua opinião como utilizador do túnel? Costumas fazer este percurso diariamente? Fizeste o percurso mais rapidamente? Sentiste-te em perigo ao fazer o Tunel, achaste a descida, muito perigosa?

  3. Xavier:

    Quanto ao ponto 4: Coloco! E não há acidentes nos sítios que referes? Para além de que este post é sobre o Buraco…

    Quanto ao ponto 5, as 5 faixas são as de acesso à entrada do túnel… e já hoje de manhã se verificou um mini-garrafão para entrar lá…

    Quanto ao ponto 6… já experimentaste fazer o túnel da João XXI sem luzes acesas?

    Quanto o ponto 7… realmente eu não vi nada na TV… mas como disse só ouvi hoje no café…

    A minha opinião como utilizador do buraco? Para já é boa… mas desde quando é que tudo tem que ser preto ou branco? Porque é que se tem que catalogar tudo com sim ou sopas? O túnel apesar de tudo tem alguns defeitos, por isso qual é o problema em os apontar? Aliás, se calhar apontando-os ajudas a que outros não caiam em excessos, não?

    ME: Eu sei que TU és TU, mas “ME” como forma de identifcação numa casa alheia faz pensar que o TU és EU… o que não é verdade…

  4. David
    Eu concordo inteiramente ctg, as coisas não tem de ser só preto ou branco, mas se leres o teu próprio post, ele é todo preto. Apenas falas daquilo que achas que podem ser problemas, sem referires uma única palavra positiva, não concordas? E afinal até há coisas positivas, ou não?
    E sim, já fiz o túnel da João XXI, algumas vezes sem luzes, quando vou distraído a pensar noutras coisas. Acho que acontece a todos.

  5. Xavier,

    Tudo preto não… eu falo que o Buraco tem boa iluminação… que tem a sinalização luminosa… agora não falo do tempo que demorei a fazê-lo, isso realmente não… mas se esse era o objectivo da sua construção… porque haveria de falar disso? Só se uma pessoa demorasse mais do que antigamente… ;)

    O tempo que se demora depende das condições de trânsito… do peso que se tiver no pé direito… e do respeito que cada um tiver pelas regras de trânsito… e para além do mais, certamente é disso que todos os jornais e rádios vão falar durante todo o dia… O que é importante para uns pode não ser para outros… em todo o caso se o post fosse sobre o tempo que demora então teria um post assim:

    “O Buraco do Marquês: 3 minutos! ( E uma série de coisas que me ocorreram durante esses 3 minutos de travessia )”

    Um abraço!

  6. Fair enough.
    Abraço

  7. “* Como é que um buraco tão pequeno demorou tanto tempo a construir?”

    Fazer obras no meio da cidade não é fácil. Agora, aquela zona está cheia de túneis… Mesmo por baixo da estátua do marquês, o metro tem dois túneis, um por cima do outro, e ao lado tem mais uns troços que antigamente eram o “Y” à saída da estação Marquês I (aquela forrada com aqueles contraplacados azuis horrorosos), já para não falar das estações e do parque subterrâneo que está ao fundo do parque eduardo VII. Com isto tudo, só mesmo o Santana Lopes para achar que aquilo ia ficar feito num instante e por pouco dinheiro…

    * Será que aqueles indicadores de limite de velocidade também tiram fotografias?

    O túnel tem radares, portando, sim.

    * Quando um tipo estiver atrasado para chegar ao trabalho, a descida com inclinação de 9% vai ser responsável por quantos acidentes?

    Provavelmente tantos acidentes quanto no túnel da João XXI (i.e. bastantes).

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: