Sobre as prateleiras da Fnac

É natural que a disposição dos produtos nas prateleiras das superlojas obedeçam a critérios de optimização do espaço, para vender o que segundo o vendedor tem mais hipóteses de vender bem. O que me espanta é que no mundo digital onde o espaço não é coisa cara, as preocupações de venda passem por outras considerações que nem sempre são insuspeitas. A pergunta que se coloca é:

O que leva a FNAC no site online, a por exemplo na secção Consolas de Jogos colocar em 8 entradas 7 produtos da Sony e um da Microsoft, remetendo o campeão da Nintendo para uma segunda página. Aliás, o que leva a FNAC a ter nessa primeira página em primeiro lugar a PS3 e depois mais 4 variações da “a caminho do enterro final” PS2? São mais importantes as PS2 que a Wii? Ou haverá alguma acordo entre a Fnac e a Sony para promoção dos produtos da Sony em detrimento da Nintendo? E mesmo a Xbox só aparece depois da PS3, uma PSP (em saldo) e duas PS2?

Serei só eu a achar isto muito estranho?

Depois  de ler os comentários decidi expandir um pouco a minha ideia original em relação a este post:

Todos sabemos que há acordos entre vendedores e fabricantes, mas o que eu acho mais estranho não são tanto esses acordos, mas a forma ostensiva como em Portugal (lá fora não conheço) os vendedores nos tentam atirar com produtos descontinuados depois dos novos produtos terem saído. No caso em questão, a Wii, produto novo, é marginalizada para uma segunda página a troco de 4 PS2, produto em fim de linha. Parecia-me normal que os vendedores tentassem despachar os stocks de produtos em fim de linha nos meses antes de sair um produto novo e não depois de haver produtos novos no mercado, mas infelizmente a experiência que tenho é que fazem exactamente o contrário.

A segunda questão é que se na loja física as empresas vendedoras tem realmente espaço limitado e portanto apostam em cavalos ganhadores, numa loja online virtualmente não há ocupação de espaço. No caso da Fnac nota-se que aquela distribuição de 8 items por página é uma forma de artificialmente limitar um espaço infinito (ou quase). O que eu questiono é que se há essa limitação de espaço arbitrária, porque colocam 4 produtos (50% dos items dessa página) em fim de linha nessa página relegando novidades para a segunda página. Sim a Sony paga para isso, mas isso é bom para o consumidor? Não ficam com a sensação que o vendedor não é sério e que nos está a tentar impingir um produto escolhido por eles, não dando verdadeira importância ao que o cliente quer?

Anúncios

5 Respostas

  1. Claro que têm acordos … É como os hipermercados, basicamente. Há marcas que pagam rios de dinheiro para terem os seus produtos nas prateleiras à altura dos olhos dos clientes, remetendo quem não paga para o fundo ou para o topo das prateleiras …

  2. É mais do que claro que a FNAC tem, acima de tudo, um interesse comercial. Portanto, se colocam em destaque os artigos da Sony é porque estes lhe trarão maior potencial de lucro (segundo as análises deles, claro).

    A FNAC está-se pouco a marimbar para se a PS3 é mais ou menos porreira que a Wii, só querem é facilitar a compra daquilo que vende mais e/ou lhe traz margens mais substanciais.

  3. Simples, a PS2 vende tanto ou mais do que a wii, provavelmente com margens melhores para o revendedor:
    http://www.bynkii.com/archives/2007/04/march_npd_game_console_sales_f.html

  4. Sérgio, pelo link que colocaste, as prateleiras da Fnac deviam ter a PS2 e a Wii e a Xbox, relegando a PS3 para a segunda página… o que não é o caso… aliás a PS3 vende metade da Wii… ora se pensares que as margens são iguais em percentagem… então a Wii vende tanto como o a PS3. Por outro lado sabendo que a PS3 tem um custo altíssimo de produção e que provavelmente as margens serão mais baixas que as da Wii então mais razão tenho em achar isto tudo muito estranho…

  5. Não tenho a certeza se é o caso. Mas há alguns sites de vendas que adaptam os produtos da primeira página ao perfil do cliente.

    No caso de uma consola, se eu souber que o meu cliente já tem uma PS3, vou mostrar-lhe outros produtos semelhantes ou os respectivos jogos.

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: