Utilizar o Twitter como ferramenta!

Muito se tem falado da utilização do twitter ultimamente na web, desde à questão das comunidades virtuais, aos problemas de crescimento do serviço. Mas o twitter é mais que um sistema de micro-blogs para a criação de comunidades virtuais. O twitter pode ser utilizado como ferramenta de “trabalho”.

O exemplo que se segue exemplifica uma utilização possível para o twitter de forma a aproveitar as suas potencialidades em nosso favor:

O problema:

Como sabem jogo Xadrez online no Gameknot, os jogos no Gameknot são lentos. Cada jogador vai colocando as suas jogadas e o adversário pode responder até 15 dias depois (depende do tempo de cada jogada definido no setup do jogo, que varia entre 2 dias e 15 dias).

Seria interessante receber uma notificação de quando é que o nosso adversário jogou, em vez de termos que visitar o site todos os dias. O Gameknot disponibiliza um serviço de RSS, mas mesmo assim implica lermos os feeds e não se trata de uma notificação.

É aqui que o twitter se manifesta interessante! Como receber notificações no telemóvel quando é a nossa vez de jogar?

Eis os passos necessários, que são possíveis de fazer por qualquer pessoa sem conhecimentos de programação.

  1. Criar uma conta no twitter para lidar com as notificações. Neste caso a minha chama-se sixchess
  2. Criar uma conta no Gameknot (ou outro serviço para o qual queiramos notificações, mas vamos seguir o exemplo)
  3. utilizar o site twitterfeed.com para agendar uma tarefa que de 30 em 30 minutos verifica o RSS do Gameknot e actualiza a conta sixchess do twitter
  4. Com a nossa conta normal do twitter (no meu caso é sixhat) adicionar a conta sixchess como nosso “amigo
  5. Na nossa conta normal do twitter activar a notificação por telemóvel ou por IM

A partir deste instante de 30 em 30 minutos o twitterfeed.com verifica se o RSS do Gameknot tem entradas novas. Se sim, então envia essas entradas para a conta do sixchess e o twitter notifica os “amigos” do sixchess das novas entradas. Neste caso eu recebo a notificação de novas entradas no telemóvel e sei que tenho jogos onde é a minha vez de jogar.

Esta instalação simples não permite que seja enviada qual a jogada realizada pelo adversário. Para isso teríamos que substituir a conta do twitterfeed.com por algo diferente como os scripts que fiz para o twitter do público (com as devidas alterações naturalmente), mas isso implicaria ter que programar alguma coisa. Esta forma garante que qualquer utilizador possa criar um serviço de notificação pessoal sobre aquilo que desejar. Basta que tal serviço tenha um RSS.

4 Respostas

  1. […] Achei isto muito interessante: Utilizar o Twitter como ferramenta!. […]

  2. Excelente post; não sabia da existẽncia do Twitterfeed. Eu também jogo no GK (“dehumanizer”), mas já vi pelo teu rating que não teria qualquer chance. :)

  3. […] Leia Mais, Twitter na Wikipedia O Twitter, desenvolvido em Ruby on Rails um framework novo, como lidar com 11mil requições por segundo? Twitter Map, Veja em tempo real de onde vem os mini-posts Twitter, Como Ferramenta […]

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: