Novo Palm Foleo

Palm Foleo Terminal

A Palm virou-se para o linux para tentar salvar a empresa. Já disse aqui o que achava destas mudanças, mas em todo o caso o novo Foleo parece um conceito deveras interessante. Vendo os vídeos de demonstração no site da Palm o que me chamou mais a atenção foi que no menu de selecção dos programas a utilizar aparece um muito importante, o Terminal. O que se poderá fazer com esta aplicação?

Ora este companheiro para os smartphones terá sucesso? Ou poderá ser efectivamente um computador leve capaz de convencer quem não quer andar com um computador completo? E se bem que existam algumas aplicações pré-instaladas, vai ser possível adaptar facilmente aplicações existentes para correr no Foleo? Se o Foleo corre sobre linux não deverá ser muito difícil fazer o port para ele dos nossos programas favoritos. A menos que a Palm venha a limitar a forma como se desenvolve para o Foleo e decida que só o que se faz “in house” será suportado como no caso do iPhone.

Por outro lado este aparelho aparece definido como companheiro de um smartphone. Interessa-me saber é o que é que ele vale sozinho, sem smartphone. É utilizável? Os próximos dias devem esclarecer isto e a sua aceitação e o “buzz” que gerar pode abrir caminhos para por exemplo o “sub-notebook” que tantos rumores falam da apple? Será por isso que a Palm ainda não conseguiu um acordo comercial com a apple para a compatibilidade entre o Foleo e o iPhone?

Para já ficamos pela possibilidade de experimentar virtualmente o Foleo.

2 Respostas

  1. Definitivamente, a Palm está fuzilando os próprios pés, e veja bem que eu não precisei prestar atenção nos inúmeros comentários negativos postados no Engadget para saber o porquê desse “mini-não-notebook-muito-caro” ser mais uma “bola fora” da Palm.

    Há tempos que a Palm fuzila os próprios pés.

  2. […] escondo que tenho um fraquinho pelo que a Palm faz, nomeadamente pelos produtos não Windows Mobile. Mas a verdade é que para além de toda a […]

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: