Mac OS X: aprendi um truque novo hoje!

Nunca é tarde para aprender coisas novas por muito que o ditado diga que “cão velho não aprende truques novos” e hoje aprendi uma nova no Mac OSX.

Há muitas formas de esconder (“Hide”) uma aplicação. Normalmente a mais utilizada é a de clicar na Dock com o botão direito ou então com o botão CTRL e depois fazer Hide. Mas hoje por acidente descobri uma ainda mais interessante:

Utilizando o botão “Option” (aqueles que tem o alt escrito entre o CTRL e a Maçã) e clicando algures fora da janela da aplicação faz com que a aplicação activa se esconda. Muito prático.

Nunca é tarde para aprender truques novos. Só é pena ainda não encontrei uma shortcut que faça o mesmo que no Gnome em Linux, que permite movimentar a janela utilizando o Alt+Click&Drag em qualquer ponto da aplicação. Será que há uma funcionalidade destas no Mac OSX?

Advertisements

3 Respostas

  1. O “option” tem alguns truques escondidos. Por exemplo ao minimizar ou fechar uma janela de uma aplicação com a tecla “option” premida o efeito é propagado às restantes janelas da mesma aplicação. É ir premindo a tecla “option” e experimentar na interface que mais opções vão surgindo. O mesmo com a tecla “command” (maçã) (por exemplo para mover uma janela sem focus sem lhe dar o focus)…

  2. Sempre tens a opção do clássico “command” (apple) + “H” para hide da aplicação em primeiro plano ;)

    Abraço.

  3. geralmente uso CMD+H para esconder a aplicação activa ou option+cmd+h para esconder só as restantes.

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: