GPS: TomTom para as férias

Já andava há bastante tempo perdido, mas finalmente decidi-me a gastar algum dinheiro e comprei um GPS para ver se volto a encontrar o rumo.

Depois de várias alternativas optei por comprar um receptor da TomTom. A todos os que falei (foi apenas 1, obrigado Grenha) me disseram para ir pelo TomTom, que o software de navegação era bom, muito melhor que os da NDrive e que apesar de no caso português serem menos precisos compensavam isso com o software, nomeadamente quando é necessário recalcular rotas em que o NDrive leva uma eternidade.

Não queria um aparelho independente, porque pretendia utilizar o meu iPAQ hx2490 e portanto apenas precisaria do receptor e software. A escolha recaiu sobre TomTom Wireless GPS MkII. Pelo que já pude experimentar o sistema funciona bem, a navegação é realmente intuitiva e muito prática e para além do mais o receptor não ocupa muito espaço nem peso, podendo inclusive ser levado para caminhadas de montanha ou passeios de BTT sem sobrecarregar o peso da mochila.

Ainda não explorei a fundo todas as possibilidades mas há uma que gostava de perguntar a quem tem mais prática disto do que eu. Há algum software para PDA que permita tirar partido da cartografia militar portuguesa? De forma a que passeios em montanha possam ser mapeados e depois descarregados para o PC? Que sugestões de software compatível com este sistema conhecem?

Advertisements

7 Respostas

  1. Na minha faculdade está a ser desenvolvido um software que poderá ter essa aplicação: http://takeoff.ideias3.com/apresentacoes/YouTrace.pdf

    No entanto, que tal despertares o espirito hacker dentro de ti e fazeres uma aplicação que grave as coordenadas GPS do sitio onde estás de X em X minutos, depois podes por no google maps e até fazer o caminho :)

    Para visualizar no PDA, também dá para fazeres um mini-mapa mas ja pode envolver coisas mais complicadas, nao sei qual o teu avontade com a programação.

    Mas se estiveres virado para isso, fala cmg para te dar uma mãozinha ;)

  2. Para cartografia militar tens o MapAdventure.

  3. Alcides,

    obrigado pela dica e pela disponibilidade. Em princípio antes de Setembro não vou ter tempo para pensar em programar nada, mas depois das férias se calhar falo contigo.

    Filipe,

    O MapAdventure parece ser muito interessante, vou testar o Demo de 30 dias para ver se funciona bem com o meu GPS+PDA e depois decido se compro. Muito obrigado.

  4. Tens o ozi explorer CE (http://www.oziexplorer.com/)

    Desde que tenhas as cartas digitalizadas e os ficheiros de calibração, funciona às mil maravilhas.

  5. […] que este raciocínio só funcionaria se o TDT existisse em Portugal. Assim acabei por comprar outro PDA com outros gadgets e estou muito feliz. Continuo sem ver grande televisão, mas também não tenho que assistir a […]

  6. […] GPS: TomTom para as férias […]

  7. […] com GPS, deixa um comentário neste post para ser acrescentado. A ideia é conseguir dar uso ao meu TomTom para além de andar simplesmente no […]

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: