mac: Shiira, o meu novo Browser!

Shiira BrowserNunca fui muito fã da utilização do Safari no Macintosh. Perdoem-me os que o adoram, mas nunca o achei capaz de fazer frente ao Firefox. Embora mais rápido a diferença não justificava a mudança, porque estava demasiado preso a todos os add-ons que o Firefox permite.

Assim nunca me dediquei muito a procuar alternativas. Para além do mais o Safari tem problemas inconstantes com o editor de posts do WordPress e por isso não servia para mim.

Uma alternativa que parecia ter algumas potencialidades era o Flock, mas eu não ligo assim tanto a essas coisas “sociais” que o Flock tem e embora seja baseado no código do Firefox não me convenceu.

Por fim decidi experimentar um browser que vem do japão. Chama-se Shiira e surpreendeu-me pela velocidade com que tudo se passa, é mais rápido que o Safari, tem um painel inferior com miniaturas das páginas abertas que passado algum tempo de utilização são um must. Possui também uma funcionalidade de Full Screen total, e permite também fazer Exposé das páginas que se tem abertas utilizando para tal a tecla F8. Brilhante. Para além disso pode-se utilizar os Bookmarks do Safari ou do Firefox como se fossem do Shiira e organizar os Downloads por pastas diarias. Muito bom. E tudo de forma automatica. Por isso, o Shiira é o meu browser para os próximos tempos. Experimentem, é surpreendente.

UPDATE: No WordPress.com o Shiira continua a ter alguns glitches com a criação de posts por causa do javascript. Argh…

7 Respostas

  1. Todos nós gostaríamos de ter um Mac mas o preço, a diferença de utilização e as compatibilidades em relação ao SO da microsoft tornam tudo menos fácil.

    De qualquer forma… um dia hei-de ter até porque estudo informática e a nível de arquitectura e SO está mais do que provado que a intel/apple faz um trabalho de equipa fenomenal.

    Quanta a este shiira, é uma pena não poder usufruir dele no windows. Parece fabuloso!

  2. Ultimamente tenho visto bastantes histórias de pessoas a mudarem para o shiira. Eu de momento uso o Safari – atenção não estou a tentar originar nenhuma flamewars de browsers – por ser mais rápido que o firefox. Quanto aos problemas de javascript no Safari, desde que fiz update para a beta3 nunca mais tive queixas. Verdade seja dita, também não uso wordpress portanto não sei se o problema que te queixas continuará ou não presente.

    Mas pronto, acho que é desta que vou fazer o download e dar uma vista de olhos, quem sabe se não troco o safari pelo shiira :-)

    Ah e só a título de curiosidade – possivelmente até já conheces – mas existe o pimpmysafari.com, podem não ser tantos plugins nem alguns tão bons como os do firefox mas dão sempre feito ;-) E sendo o shiira também baseado no web kit não sei até que ponto é que estes plugins também não poderão ser usados nele.

    Pedro Simões, os tempos em que os Apple Macintosh eram bastante mais caros que PCs já vão longe! Quanto à intel/apple fazerem um trabalho de equipa fenomenal digamos que estou ainda um tanto ao quanto relutante. Já que estudas informática deves de certo saber que os CPUs das arquitecturas x86 dissipam bastante mais que os da PPC transformando os novos Macs em “aquecedores portateis”. Não é que a minha area seja hardware mas o senso comum diz-me que não deve lá fazer muito bem ao hardware. ;-) Aliás o exemplo disso é que ainda no outro dia um macbook 13″ com 6 meses teve de ir mudar o HD que tinha fritado… O bom é que a Apple aprende com os erros e de certo que este tipo de falhas, serão irradicadas na 2ª ou 3ª versões dos macbooks.

  3. Onde se lê Pedro Simão, deveria ler-se Simões Freitas as minhas desculpas pela troca…isto é da hora, já estou a dormir!

  4. já tinha usado o shiira, mesmo quando ele saíu e depois com as novas versões. parece-me muito, muito bom. mas ainda acho que tem alguns bugzitos, nomeadamente na janela de rss que não deixa clicar no menu em baixo. de qualquer forma mantenho-o debaixo de olho. vou tendo o firefox também, mas espero que este venha a ser o meu browser :-)

  5. […] mac: Shiira, o meu novo Browser! […]

  6. Paulo percebo perfeitamente essa tua questão do aquecimento e concordo contigo. Claro que a “fusão” com a intel tem os seus contras: perde em perfeição (talvez) mas ganha em compatibilidade e rapidez… para tornar a apple numa empresa forte, ainda mais, era mesmo preciso esta mudança e acredito, tal como tu, que estas questões estarão resolvidas nas próximas gerações.

  7. […] o verão para testar coisas que podem entrar nas nossas rotinas de trabalho. Primeiro foi o Shiira e agora o […]

Os comentários estão fechados.

