Vista a crescer, Mac OS X a perder

Um artigo da computerworld (Vista use grows as Mac OS X stays flat ) compara a quotas de mercado no que diz respeito à utilização do Windows Vista e do Mac OS X na Internet, anunciando que enquanto a quota do Windows Vista tem vindo a subir gradualmente a do MacOSX está estagnada. Não querendo entrar em guerras de números que não tenho ou lembrar-me que a computerworld é uma revista pró-Microsoft não deixa de ser interessante comentar alguns aspectos:

  • O jornalista apresenta o Vista a subir quando todas as suas percentagens são inferiores à do Mac OSX e a construção jornalística é feita para mostrar isso mesmo.
  • O não crescimento de quota de mercado da Apple (a acreditar nos valores da computerworld) deve-se a meu ver a duas questões fundamentais:
    • o iPhone. Todas as atenções da Apple parecem estar agora centradas no iPhone e a linha de computadores pessoais (o iPhone não é um computador pessoal) está parada, embora se diga que o Jonathan Ive esteja a trabalhar numa nova linha de iMacs
    • o atraso do MacOSX Leopard. Sabendo que estamos agora numa altura de férias, muitas pessoas podem preferir esperar por outubro para comprar o novo Mac já com o Leopard. Ou seja, os números da Computerworld mostram que um produto novo (o Windows Vista foi lançado em Janeiro) está a competir com um produto fim de linha e ainda não o ultrapassou.
    • A Apple, fazendo cair o “computer” do nome está a desleixar-se na linha de computadores, fazendo que a subida de vendas se deva a outros fenómenos como por exemplo o Parallels e os processadores Intel e não tanto com a qualidade do software desenvolvido pela Apple. O Steve Jobs já disse que a Apple não é uma software house, mas uma hardware house. Será que no futuro o sucesso da Apple vai depender do Software desenvolvido por terceiros? Será que o John Dvorak estava certo ao dizer que um dia a Apple se vai limitar a vender Hardware com o Windows instalado como a Dell?
    • Afinal foram 3 questões fundamentais!

    Ver ainda:

    Windows Vista Grátis…

    Advertisements

2 Respostas

  1. O real motivo pelo qual e’ muito mais facil ter uma taxa de crescimento do Windows Vista superior ao do Mac OS X e’ que para usar Mac OS X e’ preciso comprar um Mac. Ora, isso e’ algo que se reflecte a medio/longo prazo, num periodo de 2-3 anos, que geralmente corresponde ao tempo medio que alguem fica com um computador.

    De resto, esse artigo e’ do mais biased que alguma vez li nos ultimos tempos. Mas, infelizmente, hoje em dia nao se pode contar com imparcialidade. Ha’ sempre um cheque a rodar por tras da redaccao.

    De resto, e’ perfeitamente normal que o Vista cresca. A questao e’: sera’ que esta’ a crescer sequer perto daquilo que seria desejavel para a Microsoft? Obviamente que nao. Os utilizadores simplesmente nao estao satisfeitos.

  2. É pá, não vale contar os computadores de € 150,00 que vão ser vendidos em Portugal…. todos com Windows Vista.

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: