Redes Sociais: O novo spam!

São cada vez mais e um tipo não tem tempo, nem paciência para todas elas. Há redes para lembrar os aniversários, para colegas de faculdade, para colegas de emprego, para amigos de infância, para fotógrafos amadores, para geeks, para … enfim… para qualquer gosto e disposição. Desde que um gajo tenha um browser e saiba minimamente utilizar a internet há certamente uma rede social para si.

Juntamente com o Spam que parece estar em todo o lado, qualquer programador com dois dias de experiência decide criar a sua rede social. Atendendo à volatilidade dos seus utilizadores percebe-se o porquê.

“A nossa rede social pode ser a next big thing. As redes sociais são uma coisa Bling e basta que se apanhe uma vedeta de TV e um review no público digital e podemos ser gigantescos. E já agora com uma ajuda do pessoal do Sapo…”

Esta introdução não quer dizer que eu não faça parte de algumas redes, mas há algo que me irrita: os convites para participar de novas redes. A minha presença em redes sociais passou sempre por alguma necessidade específica. O Flickr porque queria um sitio para colocar as fotos, o Twitter porque queria receber as notícias do público no telemóvel… A parte social foi acessória, nunca o fim em si.

Agora quando alguém me manda um email a dizer: “Gostava de te adicionar à minha rede XPTO”, rede que eu não conheço, embora conheça a pessoa que mandou o email, e não diz sequer porque é que eu deveria adicionar-me a essa rede… fico fulo.

Porque motivo me vou inscrever em mais uma rede, se nem sei o que é que ela faz de útil por mim? É só para estar numa rede? Para chegar lá e adicionar 50 000 gajos como meus amigos “ao calhas” e escrever no perfil que vou chegar ao milhão?

Não, BASTA. Desculpem, mas não me apanham em mais nenhuma rede social sem me venderem muito bem o que é que eu ganho em entrar para mais essa rede. A vossa presença nela não basta. O que é que o serviço faz mais do que aqueles em que já estou? Aliás, se conseguirem dizer-me onde é que essa rede faz mais que o email, o blog e o Instant Messenger fazem já conseguem a minha atenção.

4 Respostas

  1. Este novo tipo de spam, que se está a tornar comum, tomou o nome de Bacn (http://en.wikipedia.org/wiki/Bacn_%28electronic%29).

  2. Pelo que percebi quando me inscrevi no Spock, no acto da inscrição os sites “propõem” aos novos subscritores enviar um email a todos os seus contactos dando conta da rede e – claro está, o convite. Basta fazer o registo em «modo automatico» (95% dos utilizadores fá-lo) para enviar estes convites – eles oferecem já as condições pre-definidas e o utilizador só tem de entrar os seus dados do hotmail/yahoo/gmail, incluindo senha de acesso.
    O resto os bots fazem automaticamente.

    Quem não quer tem que procurar as opções que normalmente estão muito pouco visiveis (skip this/ send invitations later)…

  3. Como te compreendo…. tenho não sei quantos mails de aprovação de “novos pedidos de amizade” no meu email provenientes do hi5 que já não vou … sei lá.

    Primeiro foi o Orkut, depois o hi5, depois sei lá… parecem cogumelos a brotar em cada esquina.

    Eu gosto é daqueles que vão ao hotmail, e sacam os contactos do messenger da malta, e depois tchazammm…. pedidos de amizada para todos.

    Mas mais ridiculo que isto é os valores que estas porcarias trazem à sociedade hoje em dia. Já conheci pessoas que quando se chateavam com alguéma primeira coisa que faziam era apagar a outra do seu hi5. Enfim… no minimo cómico.

    Podia ainda dissertar acerca dos perigos de pedofilia e predadores sexuais nestas redes, mas isso iria consumir mais tempo do que o que vale.

    Parece contudo que é isto que os jovens de hoje em dia gostam…. so be it! É bom porque uns quantos fazem negócio com isto!

  4. sei como te sentes.
    tb ja a mt q deixei de aceitar
    a unica rede social q tenho e’ o hi5, e mm essa ja n actualizo.
    recentemente testei o twitter e gostei, mas dps descobri o jaiku, e n kero outra coisa.
    ora da uma olhadela:
    http://jaiku.com
    http://BUGabundo .net // o meu perfil la.

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: