IBM entra na corrida dos Pacotes de Office

Buzz IBM: “Beginning today at www.ibm.com/software/lotus/symphony, business, academic, governmental and consumer users alike can download this enterprise-grade office software, which is the same tool inside some of IBM’s most popular collaboration products, such as the recently released Lotus Notes 8. In addition, these tools can be used to seamlessly extend a business process or custom application to create dynamic composite applications.”

Já há algum tempo que se sabia que a IBM se tinha tornada parceira do OpenOffice. Isto ia significar com certeza coisas boas para a suite de produtividade mais famosa do mundo. Por outro lado e atendendo ao high profile que os produtos da IBM tem junto de empresas e governos, esta colocação da IBM do lado do OpenOffice e naturalmente do ODF, veio permitir que a IBM possa aparecer como parceiro natural para governos que exigem que os documentos públicos estejam em formato ODF.

A grande novidade desta parceria é que a própria IBM lançou agora gratuitamente uma suite de Office, baseada no OpenOffice. Está disponível para Windows e Linux (falta o Mac) e é gratuita. A Big Blue recuperou um nome que estava um pouco perdido: “Lotus Symphony”. Trata-se de uma variante do OpenOffice, claro está, mas com o desenvolvimento que está por detrás e se realmente a IBM estiver disposta a suportá-lo, poderá ser um verdadeiro caso de sucesso, quer no mercado empresarial, quer no doméstico. Aqui no SPP já estamos a fazer download… apesar dos servidores da IBM parecerem estar a lentos como tudo.

%d bloggers like this: