Podcasts no Público!

O Jornal Público fez uma peça este fim de semana na sua secção Digital sobre o estado do Podcasting em Portugal (Login necessário). Nós no Top dos Pods fomos contactados para dar a opinião sobre o estado do podcasting por estas paragens e eles até meteram lá uma foto nas páginas centrais (Algo que é equivalente às centrais da playboy em termos de Geekeness). Quanto ao assunto em si, a verdade é que os jornalistas chegaram um pouco à mesma conclusão que nós já tínhamos dito na última entrevista que lhes demos e que já tinhamos referido na MACacada no polémico episódio 48.

O Podcast em Portugal está morto. A produção independente é pouco imaginativa, e quase não existe. As pessoas procuraram fazer durante muito tempo uma imitação daquilo que os profissionais fariam muito melhor. E quando os profissionais entraram no mercado do podcasting acabaram com os independentes facilmente. O podcasting independente tem que ser aquilo que para as rádios, jornais e televisões não interessar. Tem que ser zona de experimentação de novas soluções, de nichos, de alternativas. Mas parece haver cada vez menos pessoas dispostas a fazê-lo. É pena.

Já agora, saiu hoje o episódio número 53 da MACacada onde fomos invadidos por Bin Ladens… Vá ver e descontraia.

2 Respostas

  1. É impossível contradizer a afirmação, mas eu prefiro não ser tão definitivo. Eu diria mais que o podcasting está em período de maturação, só no último ano se verificou uma verdadeira massificação dos leitores mp3 e, eventualmente, as pessoas vão começar a re-descobrir o podcasting.

    No entanto, este deserto de novos conteúdos abre portas aos independentes que não sejam preguiçosos e medrosos. A tecnologia existe, é barata e fácil de aprender, basta querer.

    PS: e a pub obrigatória, http://www.blitzkriegbop.net :P

  2. Tens o artigo(s) ? É que isto de jornalistas nos pedirem opinião para um artigo e não terem a “gentileza” de nos mandarem o trabalho final… ;-)

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: