iPhone sem Java um Erro?

laggos_270201739255.jpg

Java for iPhone urged by Sun official | InfoWorld | News | 2007-09-26 | By Paul Krill: “The Java platform may run on 2 billion handheld phones, but not on Apple’s trendy new iPhone. Apple’s stance was called a mistake by a Sun Microsystems executive Wednesday at the AJAXWorld conference in Santa Clara”

O erro será do ponto de vista de todos os que são externos à Apple. E porque é que para a Apple não é um erro? Não será certamente pelo risco de uma aplicação deitar abaixo toda a rede da AT&T.

A realidade é que tudo dependerá do controlo. Enquanto a Apple tiver o controlo total sobre o aparelho, poderá estabelecer parecerias comerciais a seu belo prazer, como por exemplo a recente com o Starbucks. No dia em que permitir que outras tecnologias se instalem no seu aparelho deixa de ter o poder de negociar acordos de exclusividade com algumas marcas que se queiram associar ao Elan da Apple através dos seus produtos.

A instalação de suporte Java no iPhone seria mesmo o pior que Apple poderia fazer em termos de controlo (pior, para a própria Apple, está claro), ainda para mais numa altura em que não há uma plataforma de desenvolvimento (SDK) pública para o iPhone. Ora entre o que os developers querem… e a Sun ultimamente quer muito da Apple (o ZFS, o Java no iPhone… ) e o que Apple quer (dinheiro) vai uma distância muito grande.

3 Respostas

  1. O iPhone não tem Java MIDP por uma razão simples – a larga maioria das aplicações foi feita para teclados e não funciona em touch screens (embora o midp suporte touchscreens à bastante tempo), e segundo porque as aplicações iriam parecer horriveis quando comparadas com o resto do iPhone. Meter um teclado numerico + joystick virtual iria parecer ainda pior.

  2. […] 2008 apple Tags: iphone, itouch, java, JVM, Sun Já tinha questionado há algum tempo se o iPhone sem Java é um erro. Pois agora parece que a Sun se prepara para corrigir esse erro e está a desenvolver uma versão […]

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: