Microsoft MOSTRA? código do .NET

Shared Source != Open Source

A notícia parece que apanhou todos de surpresa e todos parecem estar a querer elogiar aquilo que não o é. A Microsoft ao mostrar o código da framework .NET NÃO a tornou Open Source. Não a abriu, como muitos sites estão a noticiar.

A Microsoft colocou o código debaixo da licença Shared Source, que NÃO é Open Source. A Microsoft não permite que o código seja modificado ou distribuído por ninguém.

Por outro lado para ver o código é necessário inscrever-se junto da microsoft o que serve para que a Microsoft saiba quem acedeu ao código. Isto faz com que qualquer programador Open Source responsável não possa ver o código da Microsoft sob o risco de futuros processos por violação de patentes.

Ainda assim gostava de saber o que o Miguel de Icaza pensa deste passo da Microsoft, embora ache que ele não estará muito preocupado, uma vez que está protegido pelo acordo Novell-Microsoft. Contudo gostava de saber qual o sentimento do pessoal do Mono (este sim, Open Source) em relação a isto.

Update: O Miguel de Icaza já se referiu a esta movimentação da Microsoft, realçando mais uma vez (aliás várias) que isto não é Open Source e que quem pretender contribuir com alguma coisa para o Mono não deve olhar para o código da Microsoft.

Para além disso faz uma comparação com a Sun e o Java e especula sobre o porquê deste lançamento da Microsoft.

%d bloggers like this: