Ainda os Feeds do Público

Os jornais não gostam de publicar os dados dos seu feeds, mas mesmo assim é possível saber algumas coisas interessantes. Por exemplo, recorrendo ao Google Reader e introduzindo a palavra Público na caixa de “Add subscription” obtém-se os seguintes dados para o número de subscritores da família de feeds do jornal Público:

20,238 – Publico.pt Última Hora
6,035 – Notícias Publico.PT
2,223 – Notícias Publico.PT
1,889 – Publico.pt Desporto
1,677 – Publico.pt Media e Tecnologia
1,341 – Publico.pt Cultura
1,100 – Publico.pt Economia
522 – Secção desporto do Jornal PÚBLICO
399 – Publico.pt Educação
393 – Publico.pt Internacional
387 – Publico.pt Digital
314 – Publico.pt Política
271 – Secção economia do Jornal PÚBLICO
253 – Publico.pt Sociedade
192 – Secção destaque do Jornal PÚBLICO
91 – Secção Local Lisboa do Jornal PÚBLICO

É curioso notar que há dois ou 3 casos em que há mais que um feed para o mesmo caderno do público, caso das Notícias Publico.PT, o que pode querer dizer que o sistema aceita subscrições de diferentes formas. Provavelmente nestes casos a soma dos dois será a melhor forma de contabilizar os subscritores.
Subscritores do público
Também curioso, por estes dados, é que os feeds gerais (Última hora e Notícias) representam 76% dos subscritores ou seja, 3 em cada 4, e que nenhum outro feed ultrapassa os 5% de subscritores. Outra curiosidade é a consequência de uma verdade absoluta neste meio. “Uma notícia depois de lida já não serve para nada” e assim não é de estranhar que o feed mais lido seja do Última Hora. Depois de lido… já não interessa e o importante é ler.

Ora isto é capaz de ser informação interessante para a concorrência e até para os próprios, agora não consigo perceber é porque é que não praticam uma política de transparência. Terão medo do quê?

Anúncios

Uma resposta

  1. Nem o Público, nem os outros jornais, nem qualquer site (médio/grande) publica as estatísticas. Porque as dos feeds e do embirranço com o Público em particular ?

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: