RSS: A minha tentativa de explicar o que é…

Assine o Sixhat Pirate PartsInfelizmente há ainda muitas pessoas que não percebem muito bem o que é o RSS, mas felizmente temos assistido a melhorias graduais e principalmente por culpa de serviços como o Google Reader ou o Bloglines a sua utilização está a aumentar.

Uma forma de explicar para que serve o RSS é imaginar o serviço dos correios e a assinatura de revistas. Você gosta da revista, mas não lhe apetece ir à banca comprá-la todos os meses. Você assina a revista e ela é-lhe entregue todos os meses pontualmente na sua caixa de correio.

Ora isto é o RSS permite fazer para a era da internet. O site que costuma visitar é a revista. A sua caixa de correio é o programa leitor de RSS e a assinatura é.. naturalmente o ficheiro RSS distribuído pelos sites.

Desta forma sempre que há conteúdos novos em algum dos sites que você assina, o seu leitor de RSS automaticamente descarrega-os e você é notificado da existência de novidades.
Pode ainda voltar aos sites, claro, como pode ir à banca do jornais e comprar a revista que já tem em casa ou até ver outras, mas depois de aderir à moda do RSS vai ver que não quer voltar atrás.

Experimente, não paga selo. Crie uma conta nos serviços acima e comece a adicionar feeds. O do Sixhat Pirate Parts está ali à direita no topo onde diz “Subscribe

4 Respostas

  1. A explicação visual para o que escreves no post é:
    http://www.commoncraft.com/rss_plain_english

    :D

  2. […] de começar a utilizar Feeds de RSS pode começar a susbcrever muitos feeds e pode acontecer ter este problema, ou então pode […]

  3. E já agora, a minha explicação, há pouco mais de um ano ;)

    http://www.slideshare.net/zedascouves/podcasting-in-education/

  4. […] quiserem, podem subscrever o feed do Podcast (Se não sabe o que é um feed veja este artigo: RSS a mina tentativa de explicar o que é), copiando o enderço http://feeds.feedburner.com/aMACacada para o vosso leitor de […]

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: