RSS: Batoteiros

Não vos irrita profundamente que alguns sites façam batota com os ficheiros de RSS?

Sabendo que os leitores de RSS tem por hábito ordenar as entradas dos feeds por ordem cronológica, o jornal The Guardian tem a mania de colocar o feed com uma data falsa, nomeadamente entre 2 ou 3 horas no futuro, de forma a que se uma pessoa ordenar os feeds cronologicamente os do The Guardian apareçam todos seguidos e em primeiro lugar.

Para além do mais o feed limita-se a ser uma linha muito enigmática para tentar obrigar as pessoas a ir ler o artigo completo ao site. Não é sequer um parágrafo!

Com isto conseguem fazer com que o RSS deles seja aquele que nos meus hábitos de leitura é passado com mais velocidade. Os olhos ficam treinados a evitar lixo quando se tem 200 feeds e mais 900 artigos para ler. Se o The Guardian publica lixo, então salta-se rapidamente para outro feed.

3 Respostas

  1. Yá, realmente não gosto nada da mania que esse pessoal tem de pôr previews nos feeds e para lermos tudo temos de seguir para o Blog. :P

    O engraçado é que às vezes vejo um post teu desses, até o acho interessante, mas não o sigo só por teima.

    Quantos como eu haverá? :-)

  2. Pedro,

    Acho que não estámos a falar da mesma coisa… eu acredito no resumo nos feeds, principalmente nos posts longos. Por isso é que os uso para esses posts. O que eu estou a falar no caso do The Guardian não é a colocação do Lead do artigo no RSS mas tão somente uma frase de umas 10 palavras que não dá sequer para que o leitor perceba sobre o que trata o artigo.

    A meu ver artigos até 3, 4 parágrafos devem seguir integralmente no feed. Quando são mais extensos devem ir separados, mas com o lead a ser suficiente para enquadrar o assunto para o leitor. Este se estiver interessado seguirá o link sabendo mesmo antes de ir que deve esperar um artigo mais aprofundado. Se não tiver tempo pode passar…

    Se por teima não os segues é porque não são assim tão interessantes para ti… não posso fazer nada.

    Um abraço

  3. Não, é mesmo por um pseudo-comodismo… é estranho, mas é isso que acontece. Talvez por serem tantos posts a que estamos sujeitos, seja mais uma forma de triagem.

    Relativamente ao assunto inicial, não poderá ser simplesmente que eles não fazem batota, mas a data dos posts vir num fuso horário diferente?

    Eu já tive esse problema no prt.sc… como tinha o meu blog numa timezone diferente, os meus posts apareciam sempre à frente dos outros.

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: