Qual o problema do Skype?

Skype Mac Win

Recentemente tive que instalar o último Skype numa máquina Windows. Isto foi já depois dos famosos problemas de Setembro do Skype. Problemas esses que fizeram com que durante algum tempo não fosse possível fazer chamadas de e para o skype. A verdade é que mesmo depois do reboot mais famoso dos últimos tempos o serviço não ficou a funcionar como devia e o CEO do skype da empresa saiu. A ebay ficou com um gigante nas mãos e já reconheceu que o Skype é uma espécie de elefante branco.

Ora estava a dizer que tive que instalar o skype numa máquina Windows e para meu desagrado reparei numa aplicação parecida com a que está ali em cima. Fiquei assustado. Parecia o antigo ICQ com tanto separador e informação visual antes daquilo que verdadeiramente é importante para o utilizador regular: os contactos. Já a versão para Mac à direita é completamente limpa e até a versão para linux consegue não ser assim estupidamente obstruída.

O skype é ainda um dos serviços de Voip mais utilizados no mundo inteiro, contudo esta última versão é assustadora. Começo a compreender por isso porque é que o meu pai sempre que tenta fazer uma chamada passa meia hora a procurar o sitio onde fazer as chamadas ou onde juntar alguém em conferência. Já aconteceu mais que uma vez, mas até à data pensava que seria apenas por azelhice dele. Agora, comparando as versões dos Skypes parece que a versão Windows efectivamente tem um problema grave de usabilidade.

Anúncios

9 Respostas

  1. O Skype nao presta – pura e simplesmente. O protocolo e porprietario, o que inibe uma “verdadeira” revolucao a nivel de VoIP porque incompatibiliza os programas, e ate como empresa e um caso bicudo. Depois da aquisicao, a eBay descobriu que a empresa pela qual deu balurdios nao faz dinheiro, uma vez que os utilizadores nao fazem na larga maioria SkypeOut mas apenas chamadas gratis entre Skypes.

    Verdadeiramente interessante, por outro lado, sao os programas baseados em SIP (OpenWengo, Ekiga, KPhone, Confero, Fring), gratis ou nao, todos eles compativeis entre si.

  2. O problema dos programas que mencionas é sobretudo a nível de conferências, isto é, só no skype encontras a possibilidade de falar com mais de 2 pessoas ao mesmo tempo, pelo menos que eu tenha conhecimento.

  3. Este é um claro exemplo no qual a versão Linux é consideravelmente melhor que as restantes! Ora vejam lá: http://www.skype.com/download/screenshots.html?os=linux#linux-1

  4. A versão para Linux tem, sem dúvida, uma cara muito mais lavada do que a versão windows.
    E já nem falo do link acima, falo disto:

  5. @nif

    o standard SIP preve conference calling – por exemplo, o SIPPhone faz isso. E apenas uma questao de ser implementado ou nao, e muitos autores nao o fazem por falta de interesse generalizado – digo por mim, eu nao preciso dessa feature.

  6. Para mim é uma funcionalidade chave numa aplicação VoIP :)

  7. Comprei recentemente um Nokia N80 e o suporte Skype por intermedio do Fring e simplesmente brutal – curiosamente, tambem nao suporta Conference Calling… :|

  8. tiago, a interface linux parece q tem uns 20 anos em cima… botoes desses era no tempo da SUN!

    mas concordo com o tema deste post. eu uso o skype (q tb tem como vantagem sobre os outros os menores requisitos de largura de banda) mas uso o 2.5 q e’ mais leve em termos de memoria e nao tem tantos botoes na interface. algumas das funcionalidades (partilha de desktop, whiteboard, …) mais recentes sao interessantes e importantes mas para ja nao tenho RAM para dispensar :)

    qualquer bom programa e’ susceptivel disto. vide word/excel. vide itunes. vide msn. vide photoshop. vide XP/Vista/OSX.

  9. @jc efectivamente o theme utilizado deixa um bocado a desejar. A magia do linux é a sua costumização, senão compara com o screenshot do Joel (http://img100.imageshack.us/img100/147/snapshot1lh7.png) ou com o default do ubuntu -> http://images.betanews.com/screenshots/1062684717-2.png

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: