I’m out of Facebook

O Mário saiu do Facebook, eu saí do Facebook, e tu? Até quando vais ficar por lá?

Ainda pensas que o Facebook é o máximo?

15 Respostas

  1. Eu já dei de frosques.

    A privacy policy é assustadora.

  2. Vocês são é uns grandes hipócritas, é o que é!

    Antes o Facebook era o máximo, agora que têm algo a ver com a Microsoft já é o demo em formato virtual.

    Se repararem o video é de 2006, porque é que só agora é que se lembram de falar nisso?

    E totós são vocês que se metem nessas coisas.

    Cps

  3. @JP,

    Hipócritas? Quem é que aqui falou na Microsoft? Parece que só tu. Ou seja… parece-me que estás a dizer que agora que a Microsoft comprou aquilo, os problemas de privacidade já não são importantes…

    Mas das três uma, ou tu estás no Facebook e não te importas com a tua privacidade, ou tu não estás no Facebook e não sabes do que estás a falar ou estiveste no Facebook e saiste o que faz de ti alguém como nós… segundo a minha opinião inteligente, segundo a tua hipócrita.

    Afinal o que és?

  4. Caros,
    isto é deveras interessante… de facto são muito poucos os sites (já nem falo das redes sociais na web) que respeitam a privacidade dos seus utilizadores.
    Agora deixo-vos uma questão para reflectirem… se a Facebook, tem uma politica de privacidade tão obtusa, o que vos garante que ao pedirem para remover o vosso perfil do mesmo isso vá efectivamente acontecer?
    Se aquilo tem ligações à CIA, como o vídeo dá a entender (btw, já alguém se lembrou de questionar a fonte e a veracidade do mesmo?), não me parece que uma simples “eu quero sair”, faça com que os vossos dados sejam removidos, e eles possam continuar a fazer cruzamentos de informação no background.
    Enfim, …

  5. Este tipo de politicas esta associado a todo o tipo de sites sociais. Claro que o Facebook era o maximo, agr que 1% da microsoft deixou de ser.. Esta politica ja era conhecida e nunca ng levantou ondas, agr ja interessa.
    Por mim podem fazer o que quiserem que eu nunca usei nem tenho intencao de usar.

    Preocupa-me muito mais empresas como a Google que tem um motor de busca, tem os teus emails, agr tem a tua agenda e os teus documentos.
    Podemos todos acreditar na boa fé do google, mas sera que a informacao que eles tem de nos não é tb muito valiosa? Nunca li os license agreements, mas acho estranho estar a ler um email no gmail e ter ao lado publicidade sobre exactamente o conteudo o meu email “confidencial”.
    Alguem que tem o meu historico de pesquisa, o conteudo dos meus emails e até a minha agenda, tem informaçoes muito uteis sobre muita gente, informação que vale $$.

    A falta de privacidade é geral, mas como em tudo ha os bons e os maus. E parece que para alguns os maus sao sempre os mesmos.

  6. @Carlos Serrão

    Efectivamente os tipos do Facebook não permitem apagar a conta. Limitam-se a permitir “desactivar” a mesma.
    Mas o que aconteceria se de repente os utilizadores do Facebook começassem todos a “desactivar” as contas?
    Enviaria um sinal a este tipo de redes e acabaria por obrigar o próprio Facebook a mudar os seus TOS, não?

  7. @David

    Confesso que directamente não sou leitor do teu blog.
    Apenas tenho contacto com o mesmo via agregador PrintScreen.

    E foi interessante reparar na cadeia de post’s que se verificou após este:

    http://lists.paradigma.pt/pipermail/tce/2007-October/000138.html

    que se refere à “1.6% Facebook acquisition by Microsoft”.

    Depois repara:

    Scared of Facebook
    http://www.asourceofinspiration.com/2007/10/25/scared-of-facebook/
    by Armando Alves

    So Long Facebook
    http://mindboosternoori.blogspot.com/2007/10/so-long-facebook.html
    “I just deactivated my Facebook account. Thanks Armando:”
    by Marcos Marado

    I’m out of Facebook
    http://mywheel.net/blog/index.php/2007/10/25/im-out-of-facebook/
    “Thanks to those pointing this out, namely Marcos Marado and Armando Alves.”
    by Mário Lopes

    e depois o teu….

    Por isso a minha referência à Microsoft, a não ser que não tenha mesma nada a ver e sejamos mesmo, mas mesmo, todos muito inocentes.

    Agora em relação à privacidade…

    É obvio que este tipo de “redes sociais”, sejam elas hi5, orkut, myspace, e até o novissimo spot da sapo são já pela sua filosofia verdadeiros atentados à privacidade das pessoas que lá colocam conteúdos e dão a conhecer elas próprias parte das suas vidas (consentido pelos utilizadores, são eles que alimentam o monstro).
    O que se passa por detrás destes sites ninguém garante… mas isso no meu ponto de vista acontecerá com qualquer um dos sites.
    São empresas, negócios ou interesses que vêm nisso oportunidades de emergir.

    Por exemplo o Spot da Sapo integra-se com o sapo fotos, tags, messenger, msnn, gmail, hi5, my-space, flickr, youtube e até blogs dos utilizadores.
    Existe mais alguma coisa que falte para que alguém “mal intencionado” não consiga seguir o “rasto” e acompanhar a vidinha de algém??
    Basta quererem (e querem quase de certeza), mesmo que não seja assumido.

    E indo ao cúmulo…. quem se preocupa tanto com os problemas de falta de privacidade nem sequer blog deveria ter.

    Eu assim de relance pelo teu, e sem muito trabalho, já reparei que gostas de ler jornais e de te manter actualizado (Publico, Expresso), que odeias a Microsoft, que o teu pai usa o Skype, que ao fds não gostas de blogar e que no teu trabalho tens dois monitores… e por aí fora.
    Como vês, não foi necessário Facebook para nada.
    E essas informações que para ti podem parecer totalmente irrelevantes, acredita que para mta gente pode não ser.

    Pessoalmente… não.. não estou nem nunca estive no Facebook.
    A unica “rede” a que pertenço é ao Hi5 e foi por “arrasto” das amizades.
    E claro que me preocupo com a minha privacidade, mas relativizo… senão a melhor maneira de a evitar era não ligar nunca sequer o PC à net (cookies… cookies malvadas!!!) ;)

    Abraço

    JP

  8. | .—. o| __
    || |o|c(..)o
    || |o|\(=)
    |_`—`__| /\
    ` w__/(_)
    facebook /|
    stole | \
    my id m m

  9. Estou com o JP…

    O Facebook já existe há largos meses/anos e nunca foi problema. A Microsoft compra 1,6% e já é um “bicho de 7 cabeças”.

    Tenham juízo meus Srs… não sejam tão obtusos como a politica de privacidade desses sites.

    P.S.: não tenho nem nunca tive nenhuma conta em sites do género.

  10. ahhh…

    E já que estás numa de abandonar o Social Networking David, não te esqueças dos seguintes:

    Hi5
    Flickr
    Gmail
    LinkedIN
    Last.fm
    Amazon (?)
    MySpace

    Desiste do teu ISP, encerra o teu site e fica bem longe de um PC ligado à Internet.

    The truth is out there!

  11. @Bruno,

    Um comentário brilhante… como sempre aliás.

  12. Tem piada, nós somos hipócritas que abandonamos o serviço e criticam-nos por o termos feito, mas vocês assinam por baixo dizendo que nunca se registaram nem vão registar no serviço…

    Eu registei-me para me manter em contacto com amigos que fiz nos EUA. Nem o fiz de livre vontade, fiz por convite de amigos.

    De resto, isto não tem absolutamente nada a ver com a Microsoft. Foi apenas com o vídeo. E o vídeo é ilucidativo e apresenta um moto bem honesto: “What happens in Facebook stays in Facebook”.

    No meu caso, ter sido na altura que recebeu financiamento da Microsoft foi pura coincidência. E tendo em conta que eu sou publica e assumidamente um opositor da Microsoft, não tinha qualquer problemas em assumir tal facto se fosse esse, efectivamente, o real motivo.

  13. Por acaso também saí do Facebook (que mal utilizei), mais ou menos há dois dias…enfim…Social Networking não é mesmo para mim…

  14. … e eu uso cada vez mais o Facebook!

    Se a CIA quer os meus dados consegue-os nas outras 123719283719283 redes sociais de que sou membro!

    Já tinha visto este vídeo há pelo menos 3 meses, e não vejo nada de especial nele!! Está bem feito bem ao jeito da “teoria da conspiração” (e até gosto de ver/ler esse tipo de coisas), mas não muda em nada o meu dia-a-dia…

    Basicamente, o que ponho online é porque não me importo que o mundo inteiro veja, e mesmo sem facebook já tenho tanta coisa online que dificilmente removeria alguma coisa que relmente quisesse remover.

    E como disseram acima, se vão sair do Facebook, saiam das outras redes sociais todas, porque se os motivos são “maquiavélicos”, eles conseguem os vossos dados (com facilidade) em qualquer outra rede social…

    Enfim, não vou chamar ninguém de hipócrita porque não está no meu direito e porque acredito que a decisão de sair não tenha sido hipócrita por ninguém que o tenha feito… Mas acho engraçado que os que sairam dizem sempre “não usei muito”, “não gostei muito” ou “usei por arrasto e já não quero mais”… Eu por mim, vejo a utilidade do serviço e no momento que já não quiser deixo-o ao abandono ou modifico os dados para dados falsos… Mais vale poluir do que remover (sim, porque remover, ninguém remove!).

    Abraço

  15. Já agora, acho interessante terem posto uma voz feminina, com um certo tom “infantil”…

    E também acho engraçado falarem nos dados que o Facebook *permite* pôr online (mas que a nenhum obriga)… E que recolhem informações doutras fontes… Se o fazem, o que vos faz pensar que quem as quer não as vá buscar na mesma mesmo sem terem facebook, caso queiram??? Does “perpetual” ring a bell?

    E já pensaram que data mining é das coisas mais fáceis na web, e que a dificuldade está na utilidade da gigantesca quantidade de informação??? Que é útil para fins estatísticos mas inútil para espionagem pessoal??

    Enfim… É fácil (demais) ser-se demagogo neste mundo. (e não me refiro ao pessoal que saiu!)

    O video não diz nada de especial! Aparentemente ter ligações à CIA ou ao Ministério da Defesa dos EUA hoje em dia é sinónimo de conspiração… (já mencionei que gosto do género?!).

    And whats up with over 1m of silent video at the end?? Emphasize any conspiracy feeling?? OMG… LOL (nem tinha reparado nisso da primeira vez que vi….)

    (sorry for double post… mas dps de ler a outra senti que faltava isto!;))

Os comentários estão fechados.

