Porque o Fusion é melhor que o Parallels

Porque o Fusion é melhor que o ParallelsQuando se fala de virtualização em Mac há dois softwares que são imediatamente propostos. O Parallels e o Fusion. Experimentei os dois e se em primeiro lugar me inclinei para o Parallels, começo agora a inclinar-me cada vez mais para o Fusion. Porquê? Virtual Appliances

A verdade é que o Parallels é bom para quem precisar de correr o Windows ou um Linux Desktop e pouco mais. Para quem precisar de desenvolver aplicações Web em tempo útil, o vencedor é claro: VMware Fusion. Precisa de um servidor Tomcat com o último JDK6? Faz download de um sistema já configurado. Precisa de um Servidor LAMP? Faz download e em 5 minutos está a trabalhar. Precisa de uma Firewall? mais 5 minutos… e já está. Prefere uma BD PostgreSQL em vez de MySQL, não há problema. Mais 5 minutos. Precisa de testar um sistema com pouca memória para colocar num VPS? O Fusion deixa. Quer instalar um Zimbra ou testar o Joomla… Ok.. já percebeu a ideia.

Diferentes Appliances para desenvolver diferentes produtos, isso é o que permite ter produtividade sem perder tempo com configurações ou instalações ou sem ter uma máquina onde vai instalando tudo o que precisa, e não só.

A grande vantagem do Fusion é a quantidade de Appliances que já estão disponíveis para download a partir do site da VMware. Uma pessoa não tem que instalar nada, configurar muito pouco e muitas vezes o sistema já está optimizado para correr o melhor possível. Ainda por cima, se for preciso leva-se a máquina virtual para outro servidor e é só colocar a correr. Uma maravilha. Neste aspecto o Parallels ainda vai ter muito que penar…

Por isto é que o meu vencedor é sem dúvida o Fusion.

3 Respostas

  1. Hum….. E as virtual apliances do paralells não te dão essa possibilidade?

    http://ptn.parallels.com/en/ptn/dir/

  2. @JP Antunes

    Sim é verdade que há Virtual Appliances para o Parallels… o meu problema com elas é que não há tantos servidores disponíveis com o Parallels Workstation como há com o da VMWare… para além de que acho que a VMWare tem mais appliances e mais variedade.

  3. É pá isso parece interessante, mas quando faço um ps aux para matar um processo qualquer, até me assusto com a quantidade de processos que pertencem ao VMWare.

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: