Wikia e o jogo minoritário.

Há um ramo de estudo da complexidade e das ciências da computação que estuda a teoria dos jogos em maior profundidade. A teoria dos jogos não trata naturalmente da forma como vencer no Wii Sports, mas sim procura estudar problemas a um outro nível. Um dos jogos interessantes existentes é o jogo minoritário, no qual os participantes tem que escolher uma de duas opções de forma independente, ganhando a equipa que no final tiver menos indivíduos. Parece simples? Não é. Um exemplo deste tipo de jogos é o caso do El Farol .Tentar encontrar uma estratégia vencedora é complicado e muito se escreveu sobre este jogo que lançou o tema dos jogos minoritários em geral.

Onde é que isto se relaciona com o Wikia, o novo motor de busca social do Jimmy Wales, criador da Wikipedia, e que, diz ele, pode vir a destronar o Google?

O problema de todos os motores de busca é que o espaço reservado para os resultados de uma pesquisa é muito pequeno quando comparado com o número total de positivos. No caso do Google é importante que o resultado de uma pesquisa consiga aparecer na primeira página de resultados e de preferência cima da “dobra” (a área que inicialmente aparece ao abrir os resultados e que não necessita de scroll down para ser vista). Ora este espaço dá em média para 4 ou 5 resultados e há pesquisas que dão milhões de positivos.

Para contornar este problema os motores de busca tem que classificar, através de um algoritmo qualquer, os resultados atribuindo-lhe um valor de relevância. Este algoritmo é normalmente segredo, uma vez que conhecendo-o seria possível adaptar os nossos sites de forma a ficar muito bem classificado (e há quem afirme conseguir vencer o sistema do Google e venda esse serviço).

O sistema proposto no Wikia é que o algoritmo não é necessário, ou pelo menos é visto de uma perspectiva diferente, na medida em que o Jimmy Wales acredita que os utilizadores poderão ser eles próprios a classificar os resultados. Como? Para cada resultado o utilizador pode dar-lhe uma classificação conforme a relevância que tem para esse utilizador. Esta classificação serve para resultados futuros e também para influenciar os resultados dos nossos amigos.

A ideia é que o motor de busca funcione também como uma rede social, baseado na ideia de que as pessoas em redes sociais adicionam amigos que tem, grosso modo, os mesmos gostos que nós, e naturalmente farão pesquisas semelhantes, aproveitando assim a classificação já efectuada por nós.

Juntando o sistema social em que há partilha de gostos, com a classificação que cada utilizador dará aos resultados apresentados, o sistema vai refinando o algoritmo de classificação de acordo com o perfil de cada utilizador.

Ora neste caso estamos perante uma situação em que o indivíduo pode afectar os resultados classificando, fazendo com que os vencedores sejam apenas aqueles que tal como no jogo minoritário ficam na parte menor do sistema (Primeira página, acima da “dobra”). Como os utilizadores são também produtores de conteúdos que desejam ver bem classificados todos vão procurar a estratégia ganhadora.

O jogo minoritário tem a vantagem de não ter uma estratégia ganhadora devido à natureza do próprio jogo, com a desvantagem de que os resultados relevantes irem ficar aleatoriamente na página principal ou afundados em páginas desinteressantes. A utilização do sistema pelos utilizadores não será nunca um processo em que se “ensina” o sistema e que depois fica a funcionar bem. A única forma de vencer é constantemente classificar os resultados e duvido que ao fim de algum tempo os utilizadores deste motor de busca continuem a aceitar ser os “pombos de classificação“.

Por natureza os jogos minoritários não tem uma estratégia vencedora. Neste caso o Wikia é a transformação do motor tradicional com um algoritmo secreto (que podia contabilizar as preferências das pessoas, sem estas saberem) num jogo minoritário. Esta informação extra é o que impedirá o motor de ter sucesso quando as pessoas começarem a votar não segundo a relevância dos resultados, mas no interesse de classificar os seus conteúdos o melhor possível.

Anúncios

Uma resposta

  1. Vamos a ver no que vai dar… aguardemos.. para ver como correm as coisas… mas o google está muito forte… vai ser complicado sequer acompanhar.. quanto mais vencer..

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: