Twitxr: Mais um sistema de fotoblogging…


Os tipos da Fon Labs lá continuam a inventar, e desta vez decidiram-se a lançar um sistema de photoblogging… A ideia do Twitxr é que para além de mensagens curtas, as pessoas podem enviar também as fotografias que vão tirando com as suas câmaras fotográficas.

O serviço está naturalmente “optimizado” para a utilização do iPhone, aparelho para o qual disponibilizam uma aplicação nativa, para além disso prometem para breve versões para Symbian e Android (É bom ver que já há quem considere o Android como algo estabelecido no mercado).

Este “mash-up” é semelhante ao que Dave Winer tinha inventado para pequenos snipets de áudio chamado Twittergram (ver por exemplo os twittergrams da TSF) e tem normalmente um sucesso relativo. Claro que quando se fala de fotografias… tem todo o potencial para ser um sucesso estrondoso.

A melhor definição deste sistema pode ser descrito pela jornalista argentina Marilin Gonzalo que está a viver em Madrid que diz que o twitrx é para os photoblogs o que seesmic é para o youtube… O seesmic é um sistema que permite o upload directo de vídeos a partir da câmara do telemóvel e agregar também conteúdo do Youtube num página de utilizador. Para o futuro prometem também gravação de video-conferências via Skype por exemplo

Estes serviços tem potencial para o sucesso imediato, mas a meu ver a longo prazo poderão não ser assim tão importante. O tempo o dirá. Há nestes sucedâneos de grandes serviços um problema fundamental: Todos eles vão ser marginais vivendo numa lógica de canibalismo. A ideia é que as pessoas possam migrar do Twitter para um serviço exterior que integra novamente o Twitter?… Ou seja, quer se trate de Twittergrams, Twitxr nunca vão ser verdadeiramente o Original… The Real Thing… Mas quando se fala de fotografia… veja-se o Flickr… o Yahoo não sabe como fazer dinheiro com aquilo… mas não o pode fechar, porque o prejuízo seria ainda maior.

Ver ainda:

%d bloggers like this: