Google Lança Google App Engine, mata PHP para web dev…

A noite passada (tarde em S. Francisco) o Google apresentou o Google App Engine. Segundo a companhia trata-se de uma plataforma de desenvolvimento de aplicações web sobre a infra-estrutura do Google. É a versão Google do chamado Cloud Computing e vai permitir que os developers utilizem a infra-estrutura do Google para lançar as suas aplicações.

Para já, correrá apenas em python…o que quer dizer que não é preciso muito mais… uma vez que com a esta linguagem e a infra-estrutura do google não deve ser preciso muito mais.

O Google App Engine é uma forma do Google entrar em concorrência directa com a Amazon e o seu serviço S3 + EC2 + SimpleDB embora a versão Amazon permita escolher mais à la carte o que se pretende enquanto no caso do Google App Engine estamos perante uma situação de pacote completo.

Para além disso o Google App Engine não está disponível imediatamente para todos. Apenas os primeiros 10 000 developers que se juntarem o programa beta é que vão poder desenvolver as suas aplicações. Para já os limites do serviço correspondem a cerca de 5 Milhões de pageviews por mês (500MB espaço, 10GB por dia de tráfego, e 200 milhões de megaciclos de processador (seja lá isto a quantidade brutal que for)), pelo que não é um serviço que aguente impactos sucessivos do Digg e slashdot… mas a será certamente muito prático.

A escolha do Google pelo python como linguagem é perfeitamente natural uma vez que é a linguagem de eleição dentro da companhia e ainda em 2005 contrataram para os seus quadros o criador do Python Guido van Rossum embora possa haver muitos developers que não gostem da ideia. Por outro lado vai colocar o python como uma das linguagens preferidas para webdev arrumando de vez com a chatice de programar em PHPs… e se calhar evitando muita fuga para Rails…

Parece-me que o futuro próximo será muito interessante para o chamado cloud computing e … está na altura de comprar mais uns livros de python e já agora… será que Twitter (como o Jaiku que já está de malas aviadas para a nova plataforma) se vai mudar para o AppEngine para deixar de ter problemas?

3 Respostas

  1. […] Contacto « Google Lança Google App Engine, mata PHP para web dev… […]

  2. Petição php no google engine

    http://i-want-php.appspot.com/

  3. […] engine, AppEngine, google, S3 Algumas horas depois de me ter inscrito no Google Code para o App Engine recebi a confirmação e pus-me a brincar com o App Engine. Li a documentação, vi o tutorial do […]

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: