Clientes Twitter para o iPod e iPhone

mobile twitter clients

O twitter está na moda mas as soluções para o iPhone ou iPod não são muitas. E se no iPhone ainda é possível enviar e receber tweets via SMS, no iTouch tal não é possível.

Então quais as alternativas?

Tenho vindo a utilizar vários clientes para o twitter no iPod Touch e decidi expor aqui as minhas opiniões. Dois clientes funcionam através do Safari e dois através de aplicações desenvolvidas pela comunidade Homebrew.

Vamos por partes. Primeiro as duas versões Safari: Naturalmente a forma mais fácil de twittar é aceder ao próprio site do twitter onde para versões móveis eles disponibilizam um endereço especial (http://m.twitter.com) para utilizar o twitter.

twitter

A outra alternativa é a utilização do PocketTweets (http://pockettweets.com/) que também funciona através do Safari mas que fornece mais funcionalidades, como os botões de Reply e Favorites junto de cada mensagem.

pockettweets

Quer uma quer outra opção sofrem de serem utilizados dentro do Safari. Para além disso as janelas de edição dos textos acabam por ser caixas de texto que nem sempre aparecem em condições por causa do scroll das páginas Web. Para além destas aplicações Web, ainda há o Hahlo 2.0 (http://hahlo.com/) e o iTweet (http://itweet.net/).

A alternativa é a utilização de de aplicações dedicadas, que utilizem a API do twitter. À partida a vantagem de uma aplicação dedicada é independência do browser evitando os seus defeitos.

A primeira aplicação testada chama-se Twinkle e honestamente tornou-se muito irritante de utilizar ao fim de 5 minutos. Tudo porque vai ainda na versão 0.75 e crasha a cada passo. Paciência, ainda por cima porque é de todas a que visualmente eu gosto mais. Uma das funcionalidades que o Twinkle apresenta é a possibilidade de mostrar os tweets que estejam nas nossas redondezas, mas nas várias tentativas que fiz o única coisa que vi foi a maçã da apple durante o restart do iPod.

twinkle

Por fim segue-se a minha vencedora, e também a que descobri mais recentemente. Chama-se MobileTwitter e é talvez uma das mais interessantes para quem estiver a utilizar o iPhone uma vez que permite carregar as fotografias tiradas pelo iPhone para um serviço web (twitpic.com), partilhando o link imediatamente no tweet. No iPod Touch, que não tem câmara, naturalmente esta funcionalidade é mais limitada, mas como a pasta /var/mobile/Media/DCIM/100APPLE pode ser criada manualmente, pode-se utilizar esta pasta para colocar imagens tiradas por outras máquinas…

mobile twitter

O vencedor? Não há. Todos estão no bom caminho. Pessoalmente utilizo o PocketTweets e o MobileTwitter por preferências pessoais, você deve escolher aquele que mais lhe agradar. Experimente-os não custa nada. Para experimentar estas duas aplicações tem que ter um iPod / iPhone Jailbroken e depois a partir da aplicação Installer.app pode fazer a instalação dos clientes de Twitter.

Veja ainda:

Advertisements

2 Respostas

  1. […] dos clientes do twitter disponíveis para o iPhone e iPod hoje é a altura de acrescentar mais funcionalidades ao twitter. Mas para isso preciso primeiro […]

  2. Epá… ando famoso! :p hahaha ;)

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: