Zotero no ISCTE

zotero-iscte.png

Recebi hoje um email de uma lista interna do ISCTE a anunciar que de entre os diversos sistemas de referenciação bibliográfica em estudo se tinha optado por não escolher/adquirir nenhum software proprietário mas antes optar pelo Zotero (www.zortero.org).

Para quem não sabe o Zotero é uma extensão do Firefox que é Open Source (The Educational Community License 1.0) e permite fazer rapidamente a referenciação de papers, imagens, filmes directamente a partir do browser, e permitindo exportar posteriormente as referências para outros formatos.

Desde que o comecei a utilizar, muito daquele trabalho tedioso de copiar e editar referências bibliográficas foi eliminado.

Para além do mais é sempre bom verificar que uma instituição pública como o ISCTE opta por uma solução open source em detrimento de soluções proprietárias (o facto de ser gratuito, se calhar também ajuda). Apesar de ainda haver muitas coisas no ISCTE e noutras universidades que são proprietárias, este é o caminho a seguir. Que sirva de exemplo.

%d bloggers like this: