Apple WWDC: Porque tem que ser mais que os rumores!

iphone sdk
Dentro de poucas horas vai começar a euforia do costume. Sua santidade Steve Jobs vai fazer uma apresentação e os Ohs! e Ahs! vão começar. No entanto há algo que não consigo entender nesta euforia costumeira. A desta WWDC é a propósito do quê?

É que parece que aquilo que todos querem que surja, está mais que confirmado e é uma certeza (sim, sim estou a falar do iPhone 2.0, podem babar) . Se há um ano e 5 meses quando o iPhone foi apresentado foi novidade, porque é que agora o rumor mais que certo é razão de tanto entusiasmo? Não compreendo, mas eu estou a ficar velho e já não tenho tempo nem paciência para o iPhone. Todos sabem o que vai acontecer, a apple não esconde nada e o desenvolvimento de aplicações vai de vento em popa, pelo que se tudo segue de acordo com o plano, porquê tanto entusiasmo?

Por mim, a apresentação do Steve Jobs será interessante de seguir para perceber o que vai a Apple fazer noutras áreas. Uma delas tem a ver com o Mac Mini e a Apple TV. São dois produtos enguiçados que a a Apple precisa resolver. O mini já tem uma idade para ser avô e precisa de um bump up ou de uma substituição completa! O outro aspecto que acho que pode ser interessante é saber se a apple vai ou não reagir ao laptop de baixo custo com 10” de ecrã. Isso sim, seria excitante, embora duvide que a Apple queira entrar aqui.

E por fim é preciso perceber o que a Apple vai fazer com algumas linhas de produto. Os “cinema display” são monitores velhos e excessivamente caros. Quer a Apple continuar neste mercado? Acho que não, mas um esclarecimento ou uma clarificação seria interessante.

Quando a Apple deixou cair o “computer” do seu nome e ficou apenas “Apple Inc.” muitos torceram o nariz. Efectivamente a viragem para produtos electrónicos de consumo imediato, apesar do sucesso, tem-se revelado uma desilusão para muitos fás de longa data da marca. O Leopard é a versão do OS X que mais problemas teve até hoje. profissionais de áudio, músicos e produtores que durante muito tempo confiaram no OS X, mostram-se agora indignados com a falta de fiabilidade do 10.5.x. Talvez por isso os rumores sobre um novo OS estejam já na calha. Fala-se de um 10.6 ou “snow leopard”, algo que seria a solução para todos os males, que deixaria de produzir os chamados “fat binaries” ou “universals” que podem ser corridos em Macs PowerPC ou Intel, e permitiram ter um OS mais leve dedicado apenas ao mundo Intel. E não se pense que é a primeira vez que a Apple deixa clientes para trás, obrigando-os a fazer upgrades e mudanças.

Dentro de poucas horas, meio mundo vai ficar parado, fazendo refreshes sucessivos a alguns dos sites mais conhecidos sobre gadgets que vão estar presentes na keynote da Apple. Muitos parecem querer apenas confirmar, como Tomé, o lançamento da segunda encarnação do telefone de cristo. Eu ficarei muito desapontado se a keynote for só isso…

Veja também:
O preço do Centro e o futuro iPhone
Sobre o netbook da Apple
Hype Season Novamente

Uma resposta

  1. […] Contacto « Apple WWDC: Porque tem que ser mais que os rumores! […]

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: