Yahoo+Google!=Microsoft

O que fez cair as acções do Y! a pique? A confirmação de que as negociações entre Y! e MSFT acabaram? O dump do Michael Icahn na bolsa? O facto do negócio Google+Yahoo ser um erro?

Ontem foi um dia importante para o panorama do mercado publicitário online. O possível acordo Yahoo-Microsoft ficou finalmente destruído com o anúncio de que o Yahoo tinha chegado a acordo com o Google para o mercado da publicidade resultante das pesquisas.

Isto colocou o Yahoo em modo “Sell” embora tal possa representar um acréscimo de receitas na ordem de 1 bilião de dólares por ano. Estranho? Talvez não, se pensarmos que quem saiu prejudicado com este negócio foi o Carl Ichan que queria substituir a direcção actual do Yahoo! e que de repente com o fim das negociações com a Microsoft se limitou a despejar as acções em Bolsa.

Por outro lado o que quer isto dizer que na altura as únicas pessoas que queriam o negócio entre Y! e MSFT seriam mesmo o Carl Ichan e o Steve Balmer, sendo que os accionistas não pensariam o mesmo. A cotação do Yahoo após o anúncio caiu a pique (10%) enquanto a da Microsoft cresceu, mostrando que um grosso dos accionistas da última não acreditava no negócio e que do lado Yahoo o Michael Icahn terá desistido e vendeu a sua posição.

Em termos de consequências para o futuro isto não será muito interessante. O Google basicamente está a blindar o seu negócio, fazendo com que o mercado da Microsoft na publicidade passe de pequeno a quase insignificante, e transformando o Google no novo alvo do mal. Não que a microsoft seja melhor, mas efectivamente cada vez começam a ser menos as diferenças entre Google e Microsoft.

Quanto ao Yahoo!? Embora não seja uma empresa pequena neste momento não passa de uma bola de ping pong que vai andar ao sabor dos mercados. Basta ver que em termos de capitalização bolsista temos MSFT com 263B, Google com 174B e Yahoo com 32B, o que simplesmente coloca a empresa de Jerry Yang como fantoche das jogatanas dos outros dois gigantes.

O negócio do Yahoo com a Microsoft não era bom, principalmente para os próprios. O negócio Google – Yahoo não é bom para todos…

Ver também:
Apaguem este Fogo
Sobre a guerra Microsoft Yahoo

Uma resposta

  1. […] Publicado Junho 16, 2008 Negócios Tags: Carl Icahn, google, microsoft, yahoo A novela Yahoo+Microsoft+Google tem sido uma fonte de notícias nos últimos meses. A verdade é que os desenvolvimentos destes […]

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: