Primeiras impressões sobre o pequeno Eee PC 701 da Asus

Não havia como evitar. Sou um doido por gadgets e com a colocação no mercado esta semana (finalmente) do Asus EeePC em Portugal não seria de esperar muito tempo até eu deitar a mão a um.

Como podem ver, o Asus Eee PC é mesmo pequeno. Foi a coisa que mais me surpreendeu ao abrir a caixa. Nos próximos dias vou brincar com ele e prometo que vou trazer aqui e no Linux-Fácil a análise mais aprofundada.

A outra coisa que também me surpreendeu logo nas primeiras utilizações é que afinal não é tão difícil digitar no teclado pequeno. Naturalmente não é tão simples como no maravilhoso teclado do MacBook, mas não compromete. A mão esquerda quase não requer habituação e a mão direita facilmente se adapta à posição apertada dos acentos, cedilhas e afins.

Se tivesse que dar uma nota a este netbook, à Marcelo, sem dúvida que lhe dava um 8, acima de tudo pela ousadia que foi, numa altura em que a Palm tinha abandonado o Foleo, lançar um produto que se tornou um “must have” da industria dos computadores. Depois do Eee PC apenas restou aos outros imitar ou tentar fazer melhor que…

Agora vou dar-lhe algum tempo de uso para ver quais são realmente as potencialidades deste Eee PC, quais os upgrades que se pode ou deve fazer e já agora instalar um sistema operativo a sério, porque o Xandros é realmente muito fraquinho. Mas disso falarei no Linux-Fácil.

7 Respostas

  1. Parece que já não tenho que trazer um dos EUA…quer dizer…se o preço do 901 compensar…não sei não…

    Aliás…quando eu estiver nos EUA, vai ser lançado o Eee PC 901 e 100, vai ser lançado o iPhone…já agora…o Batman já estará nos cinemas nessa altura?? Pode ser que veja antes do pessoal em Portugal…hehe

    Abraço

  2. Experimentei no office center e fiquei espantado com o tamanho dele, 3 portas usb…

    Mas, acho que as teclas são muito pequenas e eu sou magrinho, tenho dedos magrinhos, e fez-me um pouco impressão, também achei o ecrã muito pequeno, as colunas ao lado do ecrã dão um aspecto baratucho ou daqueles pc’s para os miudos.

    A nível da câmara incorporada pareceu-me ter boa qualidade de imagem. Também achei o OS rápido, não deixando de concordar que é uma distro um pouco fraquinha.

    Concluindo, achei bom no sentido em que satisfaz um nicho de mercado e apresenta-se como o pc mais barato que se pode comprar, tendo todas as “principais” funcionalidade que uma pessoa normal utiliza no dia a dia.

  3. Porreiro, pá!

    ;)

    Fico há espera de mais infos sobre o bicho.

    Tou com alguma inveja… mas este ano já tive a minha quota de gadgets: iMac 24′ e iPod Touch. Para lá disso o netbook q mais me agrada é o MSI Wind.

  4. Pelo que vi algures na Internet, alguém já colocou o OS X num MSI Wind. O mais irónico é que o OS X pensa estar a trabalhar num Mac Pro. Eu não consigo imaginar um par de computadores mais desigual do que o Wind/MacPro.

  5. Sugiro desde já um upgrade à memória. Penso que esse modelo suporta até 2GB. Em relação ao S.O., ouvi algures num podcast que o Ubuntu funciona sem problemas.

    Num destes dias, hei-de dar um salto à FNAC para testar a agradabilidade da máquina, mas estou desde já preparado para embirrar com o ecrã. Todo aquele bordo sem uso parece-me demasiado 80s.

    Tem havido uma certa polémica em relação ao modo como a ASUS “baixou as calças” diante da Microsoft. A disponibilidade dos EEE com XP por apenas mais 30 euros está a fazer alguma gente desconfiar de um possível dumping de preços para a Microsoft combater a ameaça Linux. Em algumas comunidades, isso minou o capital de simpatia que a ASUS tinha conquistado após a criação deste produto.

  6. […] Procura Novo Dono « Primeiras impressões sobre o pequeno Eee PC 701 da Asus […]

  7. […] meu ver Eee PC é o computador para levar para qualquer lado quando não se viajar por mais de 2 ou 3 […]

Os comentários estão fechados.

