iPhone 3G? Não te esqueças de desligar o GPS.

iphone assisted gps diagram
Uma das grandes novidades do novo iPhone 3G da Apple é que vai ter GPS. Mas curiosamente do site da Apple, nas características técnicas do iPhone não se conseguem obter grandes informações sobre que tipo de GPS é que está presente. Aparece apenas um críptico “Assisted GPS”.

Mas o que é efectivamente este GPS assistido?

Basicamente os aparelhos de GPS normais tem alguma dificuldade em conseguir indicar a posição quando os sinais recebidos dos satélites são relativamente fracos. Muitas vezes isso acontece na cidade, onde os prédios altos obstruem o sinal ou o reflectem de tal forma que o aparelho não consegue saber com grande precisão onde se encontra.

O GPS assistido funciona normalmente através de um serviço externo, tendo normalmente várias opções para o fazer:

– Ou utiliza as antenas da rede de telemóvel para que estas lhe forneçam por exemplo o almanaque de localização dos satélites por forma a facilitar o lock.

– Ou se limita a fazer uma triangulação para calcular a sua posição a partir de sinais bem definidos das diversas antenas da rede celular.

O que acontece é que normalmente no denominados GPS Assistido é que estamos perante o primeiro caso em que é necessário haver uma ligação de dados com pontos terrestres de forma a que estes ajudem o dispositivo GPS. Estes servidores actuam normalmente na fase de aquisição do almanaque ou então para comparar o sinal que recebe directamente dos satélites com o sinal fragmentado que recebe do telefone para depois enviar ao telefone uma posição corrigida para a sua localização. As estações de apoio podem ainda ter um conhecimento preciso do estado da ionosfera terrestre permitindo indicar aos telefones as correcções necessárias para terem uma localização mais precisa.

Ora estes passos todos são feitos através de uma ligação de dados entre o aparelho e o servidor de apoio o que explica a razão pela qual a Apple proibiu nos termos de serviço, a criação de aplicações “turn by turn” ou seja, aquelas que precisam de ter o GPS sempre ligado. Tudo porque dessa forma os escassos planos de dados seriam esgotados se se utilizasse o telefone para uma simples viagem Porto->Lisboa. Ainda por cima porque a cada mudança de célula o telefone teria que comunicar dados com a torre e os dados são cobrados em blocos de 100KB à cabeça…

A apple prevendo a gula dos operadores tenta desta forma evitar utilizadores insatisfeitos com facturas exorbitantes. Mas o verdadeiro non-sense é dizer que menos opções para o cliente significa clientes mais contentes… mas este mundo é doido: veja-se o twitter.

Em todo o caso, com os preços pateticamente exorbitantes e o tráfego ridiculamente mínimo que os operadores móveis oferecem, se comprarem um iPhone desliguem o GPS ou arriscam ter contas exorbitantes ao fim do mês.

2 Respostas

  1. Basicamente é como que se a Vodafone e a Optimus bloqueassem a funcionalidade de GPS de origem, porque quem usar algumas vezes vai ter uma desagradável surpresa ao fim do mês, o google maps ainda consome bastante tráfego (comprovo isso facilmente com o meu PDA).

  2. Como desligar meu Gps ?? não sei desligar e fica gastando meus créditos! pode me ajudar?? me mande um email! ou responda ai msmo obriigada! =]

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: