iTunes 7.7 : mais um download para quê?

A apple actualizou o iTunes para a versão 7.7 a fim de preparar o caminho para o iPhone 3G. No entanto a verdade é que cada vez mais o iTunes é um software que consome demasiada memória, é absurdamente complexo e não traz nenhuma funcionalidade verdadeiramente interessante desde que introduziram os podcasts no iTunes 4.9 em junho de 2005. De lá para cá quase tudo é fantochada e a única coisa que se aproveitou foi a inclusão dos podcasts das universidades americanas onde se pode encontrar algumas coisas úteis.

Claro que este iTunes 7.7 por cá vai ser útil para quem for comprar um dos novos iPhones (sim, vocês os 2 que não sabem o que fazer ao dinheiro.) mas assim sendo não era melhor esperar que as pessoas comprassem o dito e depois ao ligar o aparelho faziam uma actualização em termos de “plugin” para o iTunes. Esse é outro problema… porque é que a arquitectura do iTunes não é via plugins? Em vez dum gajo ter que fazer obrigatoriamente download de um iTunes novo de cada vez que o Steve Jobs dá um traque porque não só ter que fazer download de um “pequeno” plugin para a tralha que precisa?

Isto já para não falar da BD dos dados das músicas que são arquivados num formato proprietário, e que se por acaso alguma coisa rebentar se fica sem eles. E ainda por cima o iTunes não faz coisas como por exemplo monitorizar uma pasta para quando lá cair um mp3 novo o adicionar a uma playlist automaticamente (algo que players open source como o rhythmbox fazem sem problemas).

Por isso tudo estou a pensar em mudar de player no meu Mac. Que alternativas é que há ao iTunes? De preferência Open-Source? Tem que ser capaz de gerir os meus OPML de podcasts, a minha biblioteca de música e se possível sincronizar com o iPod Touch. Este ultimo caso parece-me o mais complicado, mas se alguém souber de alguma aplicação que o faça digam-me nos comentários ou então enviem-me uma mensagem no Twitter

O Eduardo Morais comentou:

“Uso o Songbird, já á algum tempo,porque para além de poder visualizar os meus ficheiros de musica através do modo de vizualização “cover flow”, (caracteristico do iTunes),também lê formato AAC e dá para sincronizar com ipod.”

Tags: iTunes, Apple, iPhone, Podcast

2 Respostas

  1. Julgo que a parte da actualização do itunes tem a ver com a licença de utilização que o acompanha. O ipod podes usar sem itunes, basta pores os ficheiros lá dentro de uma pasta (n sei qual), por isso até com a trampa do WMP deves conseguir sincronizar o ipod (n que sirva para o quer que seja…).

  2. Uso o Songbird, já á algum tempo,porque para além de poder visualizar os meus ficheiros de musica através do modo de vizualização “cover flow”, (caracteristico do iTunes),também lê formato AAC e dá para sincronizar com ipode. Contudo quem gostar de reviver as bandas de musica dos anos 60/70, tem que manter e recorrer ao itunes porque indubitavelmente é a maior loja de musica on line do mundo.

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: