Estatísticas dos Browsers

browsers.jpg
Costuma-se dizer “diz-me com quem andas eu te direi quem és“. E isto também se aplica aqui ao sixhat pirate parts.

Decidi olhar para as estatísticas do site e verificar as percentagens dos diversos browsers. O resultado não é muito diferente do que estava à espera com o Internet Explorer a liderar as preferências dos leitores do SPP, mas com o Firefox muito bem colocado em segundo lugar.

Internet Explorer – 57,6%
Firefox – 35,0%
Safari – 5,2%
Opera – 1,2%

O mais interessante é que o Firefox tem 35% de cota de mercado, o que penso ser acima da média. No entanto tal não é de estranhar uma vez que os temas abordados no Sixhat Pirate Parts passam muito por tecnologia, o que parece confirmar a ideia que pessoas tecnologicamente conscientes preferem o Firefox.

Para confirmar esta ideia fui verificar as estatísticas do Linux Fácil, um blog muito mais específico para um público muito mais especializado e naturalmente esta tendência confirma-se de forma avassaladora:

Firefox – 72,0%
Internet Explorer – 21,0%
Opera – 3%
Konqueror – 2%

(Nos utilizadores Windows o Internet Explorer sobe para 36%)

Este resultado é naturalmente o reflexo do público que visita o Linux Fácil, muito mais interessado nos assuntos do pinguim do que viver com o medo das falhas de segurança do IE, no entanto a diferença não deixa de provocar um rasgado sorriso… :)

Anúncios

3 Respostas

  1. Resta saber que percentagem de pessoas lê o teu blog só no RSS Reader e só visita o site quando quer comentar, como no meu caso. Como creio que as pessoas que usam RSS Readers são mais tech-savvy’s, a sua maioria utilizará um browser non-IE.

    Fica a nota de que conheço ainda uma certa quantidade de gente que considero tech-savvy que usam IE e dizem que é melhor que a concorrência. Algo que me deixa atónito.

  2. @Miguel,

    Concordo contigo que quem lê nos RSS é capaz de ser mais techy… mas como é óbvio não há possibilidade de saber que browser é que alguém utiliza quando a pessoa utiliza o wnews[1] para ler os RSS… é como perguntar de cor são os olhos de uma pessoa olhando para o carro que ela conduz…

    Em todo o caso como as subscrições são sempre uma percentagem pequena comparada com as visitas, afectariam pouco o resultado final.

    [1] – wnews – http://kerneled.org/site/?q=node/5

  3. Normalmente quem navega muito ou tem alguns conhecimentos informáticos utiliza um browser que não o IE, até porque o IE não nos permite ver a maioria dos sites correctamente, para não falar da performance.

    Seria também interessante fazeres um artigo com as estatísticas de sistemas operativos que visitam aqui o “estáminé”

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: