xcode 3.x – muito melhor…

ultimamente não tenho tempo para muita coisa. desde que a apple lançou o leopard e xcode 3.x com o objective-c 2.0 que ando para brincar com ele um bocadinho. Já o tenho instalado há bastante tempo, mas só hoje, finalmente, estive a programar com o xcode 3.x e para leopard only. Foi pouco tempo, porque ultimamente a minha programação passa toda por java, python e awk sendo que o resto do tempo é passado a escrever a tese e a olhar para matrizes e grafos e coisas do género.

a minha impressão é que… finalmente algumas coisas começaram a entrar nos eixos em termos de usabiliade. entre o xcode e o interface builder já era tempo de aquilo funcionar melhor. por outro lado o codesensing parece-me estar a funcionar de uma forma que é verdadeiramente útil e finalmente alguém se lembrou de implementar um garbage colector. e não imaginam o quão agradecido estou por isso. (o laggos versão que ainda não saiu e está empatado há não sei quanto tempo agradece).

claro que este mexer não tem só a ver com o laggos, mas como vou ter que implementar uns algoritmos de detecção de comunidades pesadões (redes com mais de 10 000 nós e 50 000 ligações), vou ter que fazer a coisa em c (não o java não é tão rápido, já ouvi essas histórias, fiz os meus testes e não me convenceu ) pelo que decidi aproveitar o facto para fazer também umas interfaces de controlo dos algoritmos em cocoa. dois coelhos com uma cajadada só.

nota: este texto não tem maiúsculas porque não me apeteceu. é escusado embirrar.

