O sucesso dos anúncios Seinfeld-Gates

Efectivamente o sucesso dos 300 Milhões que a Microsoft gastou está a mostrar-se. Concorde-se ou não, o o gigante de Redmond acordou para o mundo da publicidade e do marketing. Ontem Eu, a Maria João Valente, o Luis Alves e o Phil entramos numa discussão pública no Twitter sobre o fenómeno. O artigo que despoletou a conversa foi o que escrevi sobre o anúncio do Jerry Sinfeld e Bill Gates. Aqui fica uma selecção escolhida do tweets mais importantes.
DR: O anúncio do Jerry Seinfeld e do Bill Gates é genial: Não falei deles da primeira vez porque como quase to.. http://tinyurl.com/45dz8h

MJV: @sixhat O Daniel Jalkut disse o mesmo no blog dele. http://twurl.nl/oz5hbl Cá eu não gosto deles; acho-os chatos.

DR: @mjvalente Ei! Bem Eu juro que não tinha lido o que o Daniel Jalkut disse… mas concordo com ele…

MJV: @jjnopants Até acho *alguma* graça ao Gates, mas o Seinfield… bah! Era o mais fraquinho da série e não tem piada.

DR: @mjvalente Sim, eu punha o Costanza a fazer de Balmer… mas … este pós-pós-modernismo tem uma coisa interessante. Tem objectivo!

MJV: @sixhat Cada um ˝ataca˝ aquilo que lhe é importante. A Apple a maioria Windows/PC, a MS a imagem que lhe está colada.

DR: @jjnopants @mjvalente Aliás está a ser muito giro ter dois “desajustados” no mundo real.

LA: @sixhat a velha neste anuncio novo estará a representar a apple, ou estou a ver metáforas a mais?

DR: @mjvalente A Apple pode ainda aproveitar o Mr PC… agora este formato PC – Mac deve estar a dar dores de cabeça à agência de publicidade.

DR: Reparem as campanhas da apple? a Switch, a MacPC a 1984… todas mostram pessoas em mundos irreais, tipo matrix…

LA: @mjvalente teorias de conspiração NUNCA estão demodé. neste caso, precisamos de analisar mais anuncios, as “provas” ainda não chegam…

DR: A campanha da Microsoft quer mostrar pessoas normais que compram sapatos, que tem filhos feios e velhotas rabujentas.

LA: @sixhat ok, pronto. vamos á conspiração! quem era a apple no 1o anúncio?o homem da loja,com montes de sapatos bonitos, mas nenhum que sirva?

LA: @sixhat quanto a ser platinum member, sei lá, a conta foi uma prenda do jobs? eles em putos não eram amigos?

DR: @jjnopants As pessoas normais não compram macs… senão os macs teriam os 90% do mercado da MS. Pessoas normais compram MS…

LA: @sixhat as pessoas normais não compram macs, mas compram ipods, e não zunes. apesar dos zunes serem de borracha mais confortável.

LA: @iPhil e a verdade é que os anuncios da apple também não me influenciavam positivamente. detesto attack-ads. soa a insegurança e fraqueza.

LA: @iPhil @sixhat @mjvalente aparentemente, esta discussão está a fazer maravilhas pela minha popularidade.já tenho dois seguidores novos

DR: @jjnopants Só que a MS nos últimos tempos deixou-se “afastar” das pessoas normais. Estes anúncios não tem nada a ver com a Apple

LA: @iPhil desculpa, mas se achas que especialmente o 2º é sobre “coisa nenhuma”, então precisas de fazer uma 2ª leitura.

P: @mjvalente @sixhat @jjnopants Eu gosto é da velha!!! Excelente ferramenta para ter em casa…faz tudo!

LA: @sixhat @mjvalente estão a ver? querem mais provas? o @iPhil gosta é da velha. logo, a velha é a apple. provado.

MJV: @iPhil @jjnopants @sixhat Nós os três somos brilhantes. Basta atrairmos o Phil até nós e ZÁS! Abre-te sésamo. ;)

P: @jjnopants @sixhat Repito…ponham-se na pele de alguém que não está por dentro disto…

P: Já estou como o tal artigo…o sucesso destes anúncios passa por ser “completamente ao lado”…já estou a imaginar os criativos…

P: @LeviFig De resto, é o único denominador comum dos anúncios: 2 pessoas “extraordinárias” no mall e no seio de uma família normal

P: @jjnopants Repito…eles seguiram um caminho “diferente” de qualquer outra coisa e por isso estamos a falar nele…é o único ponto favorável

P: @jjnopants Tens que contextualizar o conteúdo…ora quando vês um anúncio com churros, latinos e sapatos…isso é representa a microsoft?

P: @jjnopants Agora para colocar a Microsoft no meio de nós…é preciso gastar tantos milhões e apresentar “isto”?

P: @jjnopants Mas também te digo…espero que a concorrência continue…só dessa forma, nós utilizadores, teremos mais-valias…

P: E por falar em velha e microsoft…já actualizei o iPhone para o firmware 2.1 e acho que temos finalmente um firmware que não é beta!

DR: @iPhil Esta campanha não é para vender PCs… é para corrigir uma imagem.

Peço desculpa desde já porque a ordem não está pela ordem em que a conversa foi decorrendo. Tentei ajustar mais ou menos segundo me lembro mas já ficam com uma ideia.

Ainda não tem Twitter? Então já está a ver o que perde!.

2 Respostas

  1. xD eu acompanhei essa discussão mas não quis intervir… Estava para dizer… discutam isso no Triplo Expresso! xD

    Cumprimentos ;)

  2. PCmag:
    http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2329941,00.asp

    “Another idea is to put Bill and Jerry in a car—similar to the old Ballmer and Gates fake advertisement where they drove around to berate Sun Microsystems. Jerry and Bill could drive around and make fun of things. But why would they be driving off together in the first place? Generally speaking, each would have his own car at the mall. Let’s assume one walked there. So one would have to ask the other whether he’d like a “ride,” which again has innuendo built in. It’s going to be difficult for them to work their way out of this structure they’ve created, once you see the kinky-sex angle.

    I could be wrong about all this, and I assume that nobody is doing this overtly—it’s just coming out on its own from some subconscious source at Microsoft. All I hope for is that we never see either of those guys in leather with a whip. It would be an unpleasant image.”

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: